domingo, 28 de abril de 2013

Funções Orgânicas Oxigenadas


 
Álcoois

Álcoois: são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila (─ OH) preso a um ou mais carbonos saturados.
A classificação dos álcoois depende da posição da hidroxila:
  • Álcoois primários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono na extremidade da cadeia. Possuindo um grupo característico – CH2OH.
  • Álcoois secundários – apresentam sua hidroxila unida a carbono secundário da cadeia. Possuindo o grupo característico – CHOH.
  • Álcoois terciários – apresentam sua hidroxila ligada a carbono terciário. Possuindo o grupo – COH.
Os álcoois primários e saturados de cadeia normal com até onze carbonos são líquidos incolores, os demais são sólidos. Os álcoois de até três carbonos possuem cheiro agradável e à medida que a cadeia carbônica aumenta, esses líquidos vão se tornando viscosos, de modo que acima de onze carbonos, eles se tornam sólidos inodoros, semelhantes à parafina.
Propriedades químicas dos álcoois: são compostos muito reativos devido à presença da hidroxila. Apresentam caráter ácido e por isso reagem com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.

Principais álcoois:
Glicerol: líquido xaroposo, incolor e adocicado, é obtido através de uma saponificação (reação que origina sabão) dos ésteres que constituem óleos e gorduras. Empregado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo).
 
Etanol (álcool etílico): é usado como solvente na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes e como combustível de automóveis.
 
Molécula de Etanol
 
O álcool é produzido pela fermentação de açúcares contidos em frutas, grãos e em caules (como na cana-de-açúcar). As bebidas alcoólicas são classificadas em: fermentadas, destiladas e compostas.

 Exemplos



 

OrigemBebida fermentadaBebida destilada
Suco de uvaVinho, champagneBagaceira, armagnac, brandy, conhaque, pisco, grappa (aguardente de vinho)
Caldo da cana-de-açúcarVinho de canaCachaça, rum
CerealCerveja (cevada), saquê (arroz)Bourbon, gim, uísque, vodka
Suco de agave Tequila, mezcal
MelHidromel
Anis Arak, ouzo, pastis, patxaran, absinto
Suco de maçãSidraCalvados
Suco de ameixa Slivovitz, schnaps

As bebidas alcóolicas representam as drogas mais antigas das quais se têm conhecimento, por seu simples processo de produção. Obtidas pela fermentação de diversos vegetais, segundo procedimento no início primitivos e depois cada vez mais sofisticados, elas já estavam presentes nas grandes culturas do Oriente Médio e são utilizadas em quase todos os grupos culturais, geralmente relacionadas a momentos festivos.

Os mais antigos documentos da civilização egípcia descrevem o uso do vinho e da cerveja. A medicina egípcia, respeitada em toda a região mediterrânea, usava essências alcóolicas para uma série de moléstias, enquanto meio embriagador contra dores e como abortivo. O vinho entre os egípcios era bebido em honra à deusa Isis.

O consumo de cerveja pelos jovens era comum; muitos contos, lendas e canções de amor relatam os seus poderes afrodisíacos. O seu uso social e festivo era bem tolerado, embora, já no Egito, moralistas populares se levantassem contra o seu abuso "por desviar os jovens dos estudos". A embriaguez, no entanto, era tolerada apenas quando decorrente de celebrações religiosas, onde era considerada normal ou mesmo estimulada.

Na Babilônia 500 a.C., a cerveja era oferta aos deuses. Nas culturas da Mesopotâmia, as bebidas alcóolicas existiram, com certeza, no final do segundo milênio a.C.; aos poucos, a cerveja à base de cereais foi substituída por fermentados à base de tâmaras. A fermentação da uva também é regularmente mencionada. O uso medicinal de produtos alcóolicos é comum.

O consumo de álcool nas civilizações gregas e romanas é bem conhecido. Ele era utilizado tanto pelo seu valor alimentício, quanto para festividades sociais. Ressaltamos apenas a associação entre o uso do vinho e certas práticas e concepções religiosas representadas pela popular figura do Bacchus. Durante longos períodos, o consumo de vinho era proibido para as mulheres, interdito do qual testemunham também os relatos bíblicos. Lembramos ainda que o vinho é parte integrante de cerimônias católicas e protestantes, bem como no judaísmo, no candomblé e em outras práticas espiritas.

O consumo de bebidas alcóolicas é amplamente difundido no Brasil, onde se consome mais álcool per capita do que leite.

Álcool etílico

O álcool encontrado nas bedidas alcoólicas é o álcool etílico (etanol). A estrutura molecular do etanol é assim:
H
H3 C - C - O - H
H
Nessa estrutura, C é carbono, H é hidrogênio, O é oxigênio e os hifens são as ligações químicas entre os átomos. Para esclarecimento, as ligações entre os três átomos de hidrogênio e o átomo restante de carbono não são mostradas. O grupo OH (O-H) na molécula é o que dá a ela as propriedades químicas específicas de um álcool. No decorrer deste artigo, quando dissermos "álcool", queremos dizer etanol.


Você não vai encontrar álcool puro na maioria das bebidas. Beber álcool puro pode ser mortal, porque são necessários apenas poucos gramas de álcool puro para elevar rapidamente o nível de álcool do sangue para uma zona perigosa. Para os vários tipos de bebidas, a concentração de etanol (por volume) é a seguinte:
  • cerveja = 4 a 6% (média de cerca de 4,5%)
  • vinho = 7 a 15% (média de cerca de 11%)
  • champanhe = 8 a 14% (média de cerca de 12%)
  • Bebidas destiladas (rum, gim, vodca, uísque) = 40 a 95%

 

Além do consumo de bebidas alcoólicas, o etanol também é muito usado para outras finalidades, como combustível e como material de limpeza e higiene, além de seu uso farmacológico.

Papo de Vaca:

Processo de produção do Açúcar e Álcool:


 

A arte de fazer cachaça:



Como o álcool entra no corpo?



Efeitos do álcool:
homens x mulheres
Quando você comparar homens e mulheres de mesmo peso, altura e porte físico, os homens tendem a ter mais músculos e menos gordura que as mulheres. Como o tecido do músculo tem mais água do que o tecido de gordura, uma dada dose ou quantidade de álcool será diluída mais em um homem do que em uma mulher. Por isso, a concentração de álcool no sangue resultante daquela dose será maior em uma mulher do que em um homem, e a mulher sentirá o efeito daquela dose de álcool antes do homem.

Quando uma pessoa toma uma bebida alcoólica, cerca de 20% do álcool é absorvido no estômago e 80% é absorvido pelo intestino delgado. A velocidade com que o álcool é absorvido depende de várias coisas:
  • a concentração de álcool em uma bebida - quanto maior a concentração, mais rápida a absorção;
  • o tipo de bebida - bebidas carbonadas tendem a ser mais rápidas na absorção do álcool;
  • quer o estômago esteja cheio ou vazio - a comida deixa a absorção do álcool mais lenta.
Depois da absorção, o álcool entra na corrente sangüínea e se dissolve na água do sangue. O sangue carrega o álcool por todo o corpo. O álcool do sangue, então, entra e se dissolve na água dentro de cada tecido do corpo (exceto o tecido de gordura, já que o álcool não pode se dissolver em gordura). Uma vez dentro dos tecidos, o álcool mostra seus efeitos no corpo. Os efeitos observados dependem diretamente da concentração de álcool no sangue (CAS), que está relacionada com a quantidade de álcool consumida. A CAS pode se elevar significantemente dentro de 20 minutos depois de ingerida a bebida.

 

Efeitos físicos e psíquicos

Provoca um efeito desinibidor.
Em caso de uso mais intenso, pode favorecer atitudes impulsivas e, no extremo, levar à perda da consciência chegando-se ao coma alcóolico.
Com o aumento do seu uso, diminui a potência sexual.
O uso crônico de doses elevadas leva ao desenvolvimento de dependência física e tolerância.
Em caso de supressão abrupta do consumo, pode-se desencadear a síndrome da abstinência caracterizada por confusão mental, visões assustadoras, ansiedade, tremores, desregulação da temperatura corporal e convulsões. Dependendo da gravidade dos sintomas, pode levar à morte.
"Delirium tremens": quadro de abstinência completamente instalado (estado de consciência turvo e vivência de alucinações, principalmente táteis).

Nomes populares: birita, mel, mé, pinga, goró, cana, loirinha.

 

Teste seus conhecimentos sobre álcool:    http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=48

 

Bibliografia / Recursos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24756

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_alcoólica

http://saude.hsw.uol.com.br/alcool.htm