Fases de um sistema Heterogêneo

SISTEMAS

Como ciência experimental, a Química precisa às vezes delimitar uma porção do universo para submetê-la a estudos e experiências.
Essa porção limitada da matéria constitui o Sistema.
Numa explicação mais clara, dizemos que: Sistema é uma porção do universo, limitada anteriormente a fim de se efetuar estudos.
Assim, para se verificar as transformações sofridas pela água no estudo da natureza, separa-se uma porção dela do resto do universo.
Essa porção de água será o sistema.


FASES DO SISTEMA HETEROGENEO

A distinção entre os componentes das misturas heterogêneas pode ser vista a olho nu, mas em alguns casos são necessários aparelhos microscópicos. Por exemplo, o sangue quando observado a olho nu parece ser homogêneo, mas trata-se de uma mistura heterogênea. As suas diferentes porções constituintes podem ser observadas ao microscópio.

Como já foi dito, cada uma das partes que compõem uma mistura chamamos de fase e dependendo do número de fases, as misturas heterogêneas podem ser:

Bifásicas (duas fases): água e óleo. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.

Trifásicas (três fases): granito (pedra composta por três tipos de rocha). O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.
Polifásica (mais de três): óleo, areia, água e serragem, quando misturados podemos ver nitidamente a separação entre eles, pois não são miscíveis.




Uma mistura pode ser também composta por uma única substância em diferentes estados físicos, como exemplo temos água e gelo: mistura heterogênea bifásica constituída apenas por H20.

Cuidado para não confundir mistura com combinação de substâncias. Se você juntar, por exemplo, ácido clorídrico ao magnésio, o resultado será cloreto de magnésio e hidrogênio, que se desprende. O resultado não é uma mistura homogênea, mas uma substância que antes não existia. É possível diferenciar uma mistura de uma substância pura observando suas propriedades específicas, como ponto de fusão e o ponto de ebulição.