OBTENDO SUBSTÂNCIA PURA A PARTIR DE MISTURAS
Um dos grandes desafios da Química, tem sido a obtenção de substâncias puras a partir de misturas, já que a maioria dos materiais presentes na natureza são formados por misturas de substâncias
Há vários métodos de purificação de misturas, e a escolha do método depende:
* do tipo de mistura a ser separada;
* das condições materiais e econômicas;
* do tempo gasto na separação
Veremos nesta aula, algumas técnicas de separação utilizadas pelos químicos para algumas misturas bastante comum entre nós:
* Catação: Método manual de separação, como quando escolhemos os feijões para cozinhar;
* Ventilação: Arraste por corrente de ar de um dos componentes da mistura que seja bem leve. Exemplos: separação das cascas de grãos de café, cereais e amendoim torrado;
* Levigação: Arraste de sólidos de baixa densidade por meio de correntes de água, permanecendo no recipiente os sólidos de densidade maior. Isso é feito pelos garimpeiros para separar a areia (menos densa) do ouro (mais denso);
* Peneiração ou tamisação: É usada para separar sólidos de diferentes tamanhos, geralmente passando por uma peneira, sendo que os sólidos menores passam por sua malha, sendo separados dos maiores. É muito usada em construções para separar a areia do cascalho e na cozinha quando se quer separar impurezas na farinha de trigo;
Decantação Líquido/ Líquido
Decantação Sólido/ Líquido
Cromatografia:
A cromatografia é muito utilizada na biologia. Nos exames antidoping, por exemplo, ela ajuda a identificar as substâncias presentes na urina dos atletas. Nesse caso, é usada a cromatografia gasosa.
Sublimação:
Esse processo pode ser utilizado quando um dos sólidos, por meio de aquecimento, sublima (passa direto da fase sólida para a de vapor, sem derreter-se, sem sofrer fusão), enquanto que o outro permanece sólido. Um exemplo típico consiste na mistura entre o sal e iodo ou areia e iodo, onde o iodo sólido sofre sublimação em temperaturas levemente elevadas. Também a sublimação pode ser empregada na separação de substâncias contendo a naftalina (naftaleno).
1. Clique no link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_zanzan.htm e faça o que pede na animação.
2. Clique no link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_revisandoaaula.htm e faça o que pede na animação.
3. Assista ao vídeo abaixo:
2. Clique no link: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_revisandoaaula.htm e faça o que pede na animação.
3. Assista ao vídeo abaixo:
Responda as seguintes perguntas em seu caderno:
1 – De acordo com o vídeo, como removemos as impurezas da água do mar?
2 – Como se separa o sal da água do mar nas salinas?
3- Explique o processo de obtenção do sal em escala industrial.
4-Quais os processos de separação de misturas que estão envolvidos diretamente com a obtenção do sal?