CAÇA PALAVRAS DA SEMANA - DIVERTIDO


Cosméticos 

Neste caça-palavras, descubra um pouco da composição dos produtos que usamos na higiene e embelezamento.
Afinal, a humanidade sempre teve uma busca frenética pela beleza, charme e, no final das contas, pelo encantamento. Cleópatra, a última rainha do Egito, é um dos exemplos mais marcantes de esplendor. Usava maquiagem feita com resinas e pigmentos naturais na face e no corpo, além de muito perfume.
A perfumaria moderna, como a conhecemos hoje, surgiu pouco antes do século XX, quando a síntese de substâncias no laboratório passou a contribuir enormemente para a vasta categoria de substâncias aromáticas que conhecemos hoje.
Algumas das classificações de aroma que regem a perfumaria são: frutal, floral, madeiroso e condimentado. Agora feche seus olhos, ative seu olfato e tente descobrir por aí o cheiro das coisas ao seu redor!



DICAS:
1. Sal de ácido graxo, produzido pela ação de uma base sobre óleos e gorduras graxas. Um processo conhecido como saponificação.
2. Produto usado para inibir ou diminuir a transpiração. Os principais agentes ativos são sais de alumínio.
3. Pó usado para assaduras infantis e no controle do suor. Seu principal constituinte é o silicato de magnésio.
4. Empregada no tingimento dos cabelos. Apresenta composição química variada: pigmentos naturais, como o índigo e extratos de madeira, e pigmentos metálicos entre os quais cloreto de cádmio, de cobalto ou de ferro.
5. Destinado a clarear os cabelos. A substância mais usada é o peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada.
6. Destinado ao alisamento de cabelos. O ácido tioglicólico é seu  princípio ativo.
7. Usado para colorir os lábios, é formado por óleos minerais, ceras (de abelhas, por exemplo) essências e pigmentos.
8. Usado para a limpeza dos cabelos, tem ação detergente e tem como ingredientes básicos os detergentes não-iônicos e aniônicos, além de essências, corantes, estabilizantes e sabões de óleo de côco e mamona.
9. Solução feita a partir de óleos essenciais, aromas sintéticos, álcool, água, fixadores e estabilizantes, que dá  um odor agradável aos objetos e ao corpo humano.


 FONTE: QUI D+ (http://quid.sbq.org.br/palavras/cosmeticos.html)