sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Curiosidades de Química

Processos de Combustão de uma Vela


Processos de combustão

  1. Derretimento do combustível
  2. Transporte do combustível pela ação capilar da torcida
  3. Conversão do combustível líquido em gás
  4. Decomposição térmica (pirólise) do combustível
  5. Oxidação dos produtos da pirólise
Partículas sólidas de carbono, fuligem, a forma em cerca de 1.000 ° C. Estes são excelentes radiadores negro das cores no espectro amarelo para vermelho. A cor amarela típica de uma chama de vela ou madeira queimada é, portanto, produzido principalmente pela fuligem quente. A mistura do combustível e do O 2 é a parte mais lenta do processo de combustão e, portanto, a taxa etapa determinante.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Filme Ganhador Concurso Interno Quiimagem

Quiimagem: trabalho Escola Buriti - Ganhadores Índira Schildt, Élton Voltz e Jocelei Schunke - Alunos 3º Ano

b

Ganhadores Concurso Interno Escola Técnica Entre - Ijuis Graciele Weirich, Fernanda Lizot, Luara Emanuela

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PIADAS EDUCATIVAS....

O que fazem 6 carbonos e 6 hidrogênios de mãos dadas na igreja?
Benzeno.

Dois ursos pulam na água mas só um se dissolve, por que?
... Porque era um urso polar.

O que o carbono disse quando foi preso?
Tenho direito a quatro ligações.

Porque quando o hexano foi preso ele fugiu da cadeia?
Porque a cadeia era aberta.

Porque o índio não pega sol?
Porque ele está embaixo do Gálio.

Porque o Frâncio vive bem informado?
Porque vive do lado do rádio.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CARTA DE UM QUÍMICO APAIXONADO



 Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 2006.

Querida Valência,
Não estou sendo precipitado  e nem  desejo  catalisar  nenhuma  reação  irreversível  entre nós dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum érbio e que trabário muito para levar uma vida estável. Lembro-me  de  que  tudo  começou  nurânio  passado,  com  um  arsênio  de  mão,  quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com rodas de magnésio. Houve  uma  atração  forte  entre  nós  dois,  acertamos  os  coeficientes,  compartilhamos  nossos elétrons, e a  ligação foi  inevitável.  Inclusive depois, quando  lhe telefonei, mesmo pega de enxofre,
você respondeu carinhosamente: “ Próton, com quem tenho o praseodímio de falar ?”. Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro, nunca  causou  nenhum  escândio.  Eu  brometo  que  nunca  haverá  gálio  entre  nós  e  até    disse quimicasaria com você. Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição. Soube que  a  Inês  lhe  contou que  eu  a  embromo: manganês  cuidar do  seu  cobre  e  acredite níquel que digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu
sugiro que procure Avogadro e que me metais na cadeia. Sinceramente, não sei por que você está a procura de um processo de separação, como se fossemos misturas e não substâncias puras ! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar erradio. Se isso acontecesse, irídio emboro urânio de raiva. Espero que você não tenha
tido mais contato com Hélio  (que é nobre!), nem com Túlio e nem com os estrangeiros  (Germânio, Polônio  e  Frâncio).  Esses  casos  devem  sofrer  uma  neutralização  ou,  pelo  menos,  uma  grande diluição. Antes de deitar-me, ainda com o abajur acésio, descálcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse a normalidade inicial. Sem você minha vida teria densidade desprezível, seria um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumínio e estou triste porque atualmente
nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base. Aproveito para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl. Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.  

terça-feira, 2 de agosto de 2011

2011 ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.



Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia.
Na 63ª sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)  foi aprovado e proclamado, para 2011, o Ano Internacional da Química, conferindo à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e à União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) a coordenação das atividades mundiais. O objetivo é a celebração das grandes descobertas e dos últimos avanços científicos e tecnológicos da química.




Logo Internacional

terça-feira, 5 de abril de 2011

Videos interessantes... Assista!!!!!



vamos testar nossos conhecimentos sobre radioatividade?

Acesse o link: Jogo da Radiação


Aproveite o foco e faça pesquisas sobre Radioatividade e o Acidente Nuclear do Japão

A Química Da Amizade

A QUÍMICA DA AMIZADE
Nossa amizade é como a ligação covalente, sempre compartilhando alegrias, tristezas...
Nunca surgirá um radical, porque essa ligação jamais se quebrará!
Sei que em alguns momentos será necessário, ver, analisar algo errado e balancear a equação, buscando o equilíbrio químico entre a gente.
O meu coração para você, sempre será uma cadeia aberta, onde você sempre terá o livre arbítrio de fazer e decidir o que quiseres, sem sufoco, cobranças(cadeia fechada).
Em determinadas situações haverá vários intrusos que vão querer decompor a nossa amizade...
Mas como a ligação que existe entre nós é de ponte de hidrogênio, é muito difícil ser quebrada! Não é uma interação fraquinha como a de Vander Walls.
Que a nossa amizade nunca evapore, mas que sempre estejamos bem unidas, no estado sólido!
Como na reação de síntese ou adição... pois existe a união de duas pessoas que reagem e formam um único produto: A amizade!